segunda-feira, 12 de abril de 2010

Características do Webjornalismo

Site pesquisado:Ig
Características do webjornalismo: interatividade, customização de conteúdo, hipertextualidade, multimidialidade e memória.

Características mais evidentes no site: memória e hipertextualidade porque apresenta links de notícias anteriores e links para outras notícias sobre o assunto da notícia em questão. A interatividade está presente no site através de dois links ("Corrigir" e "Fale conosco") na parte superior do texto o leitor pode mandar um comentário sobre a matéria
Características menos evidentes no site: customização do conteúdo, multimidialidade. Não há nenhuma ferramenta que permita a personalização do site, por exemoplo, escolher assuntos que se quer saber logo que abre a página. A página abre com as últimas notícias "postadas". Não há multimidialidade porque o site não transfere notícias de outros meios técnicos de comunicação. Os textos são assinados por jornalistas das agências de notícias dos diversos estados brasileiros.

domingo, 11 de abril de 2010

WebJornalismo

Desde que o mundo é mundo as informações circulam de um canto para outro. Conforme o tempo foi passando e os meios técnicos de comunicação foram se aperfeiçoando, a informação chegou mais rápido aos lugares, dando a impressão de que o mundo ficou menor.
A internet foi o grande avanço dos últimos tempos e acabou se tornando espaço para um novo tipo de jornalismo: o webjornalismo.
Assim como qualquer novidade, esse novo conceito de 'fazer notícia' chegou timidamente e, com a popularização dos computadores da Web, se tornou hoje uma das principais fontes de informação caracterizadas pelas atualizações instantâneas das notícias, interatividade entre os produtores e receptores de informação e hipertextualidade, isto é, ligações externas sobre a mesma infomarção (é só reparar nos links durante o texto).
Não acredito que outros tipos de jornalismo (radiojornalismo, telejornalismo, jornalismo impresso...) vão perder o seu espaço na sociedade por dois motivos: 1) eles estão aí faz tempo e a mesmo coisa disseram quando a televisão surgiu: 'ninguém vai mais usar rádios'; e 2) nem todo mundo já tem acesso a internet. Pessoas que moram no interior, do interior, da vila mais escondida do País ainda usam rádio porque não conseguem sintonizar a televisão ou porque simplesmente não têm televisão.
Acredito que na mídia há espaço para todos os meios de informação porque as pessoas têm condições e acesso aos meios de comunicação de forma diferente.