domingo, 11 de abril de 2010

WebJornalismo

Desde que o mundo é mundo as informações circulam de um canto para outro. Conforme o tempo foi passando e os meios técnicos de comunicação foram se aperfeiçoando, a informação chegou mais rápido aos lugares, dando a impressão de que o mundo ficou menor.
A internet foi o grande avanço dos últimos tempos e acabou se tornando espaço para um novo tipo de jornalismo: o webjornalismo.
Assim como qualquer novidade, esse novo conceito de 'fazer notícia' chegou timidamente e, com a popularização dos computadores da Web, se tornou hoje uma das principais fontes de informação caracterizadas pelas atualizações instantâneas das notícias, interatividade entre os produtores e receptores de informação e hipertextualidade, isto é, ligações externas sobre a mesma infomarção (é só reparar nos links durante o texto).
Não acredito que outros tipos de jornalismo (radiojornalismo, telejornalismo, jornalismo impresso...) vão perder o seu espaço na sociedade por dois motivos: 1) eles estão aí faz tempo e a mesmo coisa disseram quando a televisão surgiu: 'ninguém vai mais usar rádios'; e 2) nem todo mundo já tem acesso a internet. Pessoas que moram no interior, do interior, da vila mais escondida do País ainda usam rádio porque não conseguem sintonizar a televisão ou porque simplesmente não têm televisão.
Acredito que na mídia há espaço para todos os meios de informação porque as pessoas têm condições e acesso aos meios de comunicação de forma diferente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário