quarta-feira, 5 de maio de 2010

Os meios sociais de comunicação, os jornalistas e a blogsfera

Os meios sociais de comunicação são definidos por indivíduos que, através de novos meios, se convergem em redes sociais. Os meios sociais de comunicação são formas de expandir e facilitar a participação dos cidadãos e usam ferramentas de comunicação para tais fins. Os grupos estabelecem conversas sobre assuntos em comum e acabam formando redes de relações pessoais no ciberespaço. As pessoas que formam esses grupos trocam informações e experiências. A interatividade nessas grupos é muito maior que nos meios tradicionais.
A blogosfera se tornou o espaço ideal para que esses grupos se formassem. A criação de blogs criou uma espécie de circuito alternativo para os internautas que buscavam informações sobre os mais variados assuntos e que nem sempre estava disponível nos grandes sites. Além disso, os blogs representam o Jornalismo 3.0 na sua essência: pessoas buscam informações e a mostram para o mundo através de seu olhar; editam, produzem e publicam notícias. Outras pessoas, interessadas nos assusntos específicos de determinados blogs podem ler e comentar sobre tais assuntos.
Tudo isso leva o jornalista a prova de que não existe uma massa homegenea como se pensou por muito tempo. As pessoas são diferentes e recebem as informações de maneira diferente. O jornalista precisa se reformular e se adequar as inovações tecnológicas e estar sempre a um passo a frente dos aspirantes a jornalistas que usam da blogsfera um meio para informar e divulgar notícias de interessantes para si e para os outros.

É preciso consciência de que os jornalistas´por formação acadêmica são importantíssimos para a difusão e transmissão coerente da informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário